Home   Quem Somos  Produtos  Água Mneral  Fale Conosco  

 

 

 O QUE É ÁGUA MINERAL:

A palavra ÁGUA tem diferentes significados na Química. Ela pode significar, por exemplo, um material que contém diversas substâncias dissolvidas ou também a substância água, cuja  fórmula química é H2O. Geralmente, quando nos referimos ao material água vinculamos a ele um adjetivo: água de torneira, água da chuva, água mineral, água potável etc.

A água apresenta algumas características peculiares. É a única substância encontrada naturalmente nos 3 estados físicos da matéria: sólido, líquido e gasoso. Embora suas moléculas sejam simples – dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio, ela é essencial a todas as formas de vida encontradas no planeta. A explicação deste fenômeno está relacionada com suas propriedades. Por exemplo,

 - A água possui alta tensão superficial 

- O gelo flutua ao ser colocado na água

- Possui alto calor latente de vaporização

- Capacidade térmica relativamente alta

- Excelente solvente para um grande número de substâncias (solvente universal).

Durante sua passagem por diferentes regiões e profundidades do solo, a água dissolve diversas substâncias. Por isso, a água mineral é uma solução que contém várias espécies químicas dissolvidas. A composição da água mineral depende do tipo de solo e subsolo da região onde foi encontrada.

As águas são classificadas conforme suas composições químicas e suas propriedades são determinadas por suas composições. As principais espécies químicas encontradas nas águas minerais são: os íons cálcio, magnésio, potássio, sódio, cobre, bário, antimônio, arsênio, Cadmo, chumbo, manganês, mercúrio, níquel , cromo, cianeto, borato,, fosfato, bicarbonatos, sulfatos, sulfetos, nitratos, cloretos e ferro.

Nem todas as águas são minerais. A legislação permite que águas purificadas e adicionadas de sais sejam vendidas como água mineral mineralizada. A água mineralizada é uma água comum fornecida por uma empresa de tratamento de água, mas que recebe quantidades de sais para ficar com constituição química semelhante a algum tipo de água mineral.

A leitura dos rótulos pode auxiliar na escolha de uma água que possua características de sabor e de odor agradáveis ao seu paladar